Meditações Bíblicas

Reflexões bíblicas com aplicações práticas nas mais diversas situações do cotidiano

O Natal é sobre o quê, mesmo?

mlnvida-Mangedoura-e-Cruz

O Natal é a festa cristã que comemora o nascimento de Jesus Cristo, celebrado em todo o mundo cristão no dia 25 de dezembro.

Parece um assunto fácil, mas não é. Nesta data se distribuem bondades e presentes, além de se enfeitar casas, árvores e ruas para comemorar o nascimento do menino Jesus.

Quando meu esposo me pediu para escrever sobre esse assunto, fiquei imaginando uma maneira de não ser acusada de mais uma vez estragar as festividades com meus comentários sobre a origem da data e seus símbolos. Diante disso resolvi abordar a maneira como o Natal mais me toca.

A história principal dessa comemoração não é sobre um bebê que nasceu, mas sobre o Salvador, que veio resgatar a humanidade da morte eterna. A Bíblia nos afirma em João 3.16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Em outras palavras, a morte de Jesus foi substitutiva e específica. Ele morreu em nosso lugar, interpondo Seu sangue para que não tivéssemos que pagar com a morte eterna pelos nossos pecados. Em Apocalipse 5.9, está escrito: E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda tribo, e língua, e povo, e nação.

Foi para isso que o Salvador nasceu.

Reconectar a humanidade ao Pai, através de um sacrifício definitivo era o objetivo de Jesus quando veio à Terra. Com sangue nos resgatou. O Natal precisa ser celebrado e entendido como parte do plano de Salvação elaborado por Deus logo que pecamos e nos afastamos do Criador.

Na lápide do evangelista britânico Leonard Ravenhill está escrita a seguinte pergunta: As coisas pelas quais você tem vivido valem a morte de Cristo?

É uma pergunta dura e difícil, mas que precisa ser respondida por cada um de nós. Será que temos vivido pelo presépio de Natal, fictício, distante e descompromissado ou pela Cruz de Cristo, que nos religa a Deus e proporciona salvação?

Comemore o Natal, presenteie seus queridos, enfeite onde desejar, mas nunca se esqueça de agradecer porque Ele nasceu para morrer por nós.

Atualmente, o Natal é a celebração cristã mais conhecida, comemorada e enraizada no mundo ocidental. É considerada a joia da coroa do comércio e dos feriados. Lindas cantatas e peças temáticas são produzidas e ensaiadas durante boa parte do ano. O papai Noel tem ganhado mais destaque que a manjedoura. Os presentes fascinam pequenos e grandes. Minha pergunta continua: Mas e o Natal é sobre o que mesmo?

A Cruz de Cristo simboliza a morte redentora de Jesus, a nossa salvação e o sangue purificador através do qual Deus nos vê limpos e remidos. Ela nos mostra o amor do Pai.

Enquanto escrevo, escuto músicas natalinas. É a sexta canção e já escutei sobre Noel, renas, neve, anjos, menino Jesus, sinos, bondade e alegria de várias maneiras, mas precisei mudar o tema para ouvir sobre o real sentido do Natal.

Que aliás é sobre o quê mesmo?

Ah! É sobre a Cruz!!!

Compartilhe esta Meditação Bíblica

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email