Meditações Bíblicas

Reflexões bíblicas com aplicações práticas nas mais diversas situações do cotidiano

Uma Nova Reforma

mlnvida-adoracao

No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero expôs suas 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, dando início ao que ficaria conhecida como Reforma Protestante.

Baseando-se em princípios como o das cinco solas (somente a graça, somente a fé, somente Cristo, somente as escrituras, somente a Deus glória), a teologia dos reformadores foi sendo conhecida e chegou até nós.

Semana passada, conversando com minha irmã sobre os caminhos que a igreja reformada tem tomado, nos lembramos que há 30 anos atrás, nosso saudoso pai já defendia a necessidade de uma nova Reforma na igreja. Se ele achava isso no início dos anos 90, imagine se visse a igreja hoje…

Sola Scriptura

Uma das cinco solas, é somente as escrituras. Isso deixa bem claro que a Bíblia é o manual que devemos observar. É nela que encontramos as diretrizes a serem seguidas em nossa caminhada cristã. Mas, então, por que muitas igrejas estão tomando uma direção oposta aos ensinamentos bíblicos?

Uma das vantagens que a Reforma Protestante trouxe, foi o acesso de todo cristão à Bíblia. Infelizmente, com o tempo, muitos resolveram fazer uma interpretação “particular” usando a Palavra de Deus para corroborar seus próprios planos e assim, manipular os fiéis.

A cada dia, vemos a proliferação de salões, que se auto denominam igrejas. Tem uma do lado da outra, e para todos os gostos.

Frequentemente recebo vídeo com rituais, chamados erradamente de cultos, onde assisto, escandalizada, a uma série de absurdos feitos em nome de Deus. Esses líderes são de uma inegável criatividade (pena que não a usam para levar o Evangelho aos que sofrem), e usam todas as formas para atrair a atenção do público que tem como alvo. Eles vão de promessas de milagres físicos e econômicos a serpentes venenosas sendo desafiadas. Antes da Reforma, eram vendidas relíquias dos santos, agora o mercado é muito mais amplo, os objetos ungidos fazem inveja aos maiores sites de vendas. São artigos variados e com mais novidades do que conseguimos acompanhar.

É preciso deixar claro, que a culpa de tais aberrações não recai apenas sobre a liderança desviada, pois tais heresias só podem se expandir, se tiver público. E esse, tem crescido assustadoramente.

Tais dirigentes, por terem um discurso que agrada, não faz cobranças e promete benefícios, são idolatrados por seus seguidores, e suas falas e ideias tomam o lugar do que está escrito na Bíblia, que aliás não costuma ser nem aberta em suas reuniões. Apenas alguns versículos são usados fora do contexto, para justificar as mensagens mais mirabolantes e infundadas.

Charles Spurgeon, teólogo do século XIX, escreveu: Chegará um dia em que no lugar dos pastores alimentando as ovelhas, haverá palhaços entretendo bodes.

Infelizmente, esse dia chegou. Grande parte dos cristãos têm procurado grupos que atendam aos seus interesses, pois só querem os milagres de Jesus, não uma vida com Ele.

Sem uma nova Reforma, onde as cinco solas estejam presentes, a pergunta é: Para onde vão essas igrejas e seus seguidores?

Assim como no período anterior à Reforma, muitos não se entregaram e mantiveram uma fé Cristocêntrica, hoje, também temos pastores que pregam o Evangelho da Cruz, e se recusam a oferecer um evangelho chocolate, que agrada aos sentidos, mas que leva ao inferno seus adeptos. A Bíblia nos diz que esse é o fim daqueles que adulteram o Evangelho e tomam caminhos desconhecidos para satisfazerem suas necessidades.

Ao avaliarmos a igreja hoje, observamos uma falta de compromisso e de fé que mostram a face mercenária desses fiéis e seus líderes. Mas graças a Deus, ainda temos cristãos que não se venderam, buscam seguir os ensinamentos de Cristo e não se esquecem que: Sola gratia, sola fide, solo Christus, sola Scriptura e Soli Deo gloria. Esses são os ensinamentos bíblicos que devem permanecer em nossos corações.

Compartilhe esta Meditação Bíblica

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email